Cidade Limpa: Meio Ambiente intensifica ações em locais públicos

  • Publicado no dia: 27-01-2020
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Partindo do princípio de que a limpeza urbana é uma das atividades que influenciam diretamente na paisagem da cidade e na preservação ambiental, a Prefeitura inicia o ano de 2020 intensificando os trabalhos coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente.


    O período chuvoso, comum nos primeiros meses, requer atenção especial da gestão municipal, com foco na desobstrução de bueiros, capinação, poda de árvores e recolhimento de lixo e entulho. Prevenindo o surgimento de focos de mosquitos, roedores e animais peçonhentos, é possível evitar doenças que colocam em risco a saúde da população.


    As primeiras ações do ano contemplam os bairros Amaury Alves de Menezes (BNH) e Alves de Souza; ruas da Aurora e São Francisco, Avenida Getúlio Vargas e outros pontos do centro da cidade.

     


    No Balneário Prainha continua a retirada de plantas aquáticas, que, devido às chuvas, são trazidas pela correnteza e se acumulam nas margens do lago.


    “São trabalhos cotidianos que se somam à limpeza de vias públicas, coleta de lixo doméstico e à manutenção de praças, parques e jardins. Com esses princípios básicos nós mantemos a cidade limpa e preservamos o Meio Ambiente”, diz o secretário Ivaldo Sales Júnior.


    Ele reforça que as atividades representam a continuação do cronograma de 2019. Durante todo o ano, a maratona de limpeza percorreu ruas e avenidas do centro, bairros e povoados, além de cemitérios, parque de exposições, conjuntos residenciais, campo da Vila Nobre e trechos da BA-210, que dão acesso à cidade.


    Também no ano passado, a aquisição de 80 lixeiras e contêineres contribuiu significativamente com o trabalho de limpeza pública. Os recipientes foram distribuídos em praças, parques e locais de visitação turística, em alguns casos, substituindo os que se encontravam danificadas pela ação do tempo. Os novos equipamentos estão sendo utilizados pelos garis na limpeza diária.


    Um município bem cuidado é, sem dúvidas, o reflexo de uma administração comprometida e uma equipe bem qualificada. A responsabilidade da aplicação dos recursos públicos em ações que beneficiam diretamente a comunidade classificou o município de Paulo Afonso como o 5º colocado entre os dez primeiros da Bahia a atingirem o nível de melhor gestão. De acordo com o índice Firjan 2019, a lista das dez cidades com melhor ranking de gestão são: Salvador, Candeias, Barrocas, Feira de Santana, Paulo Afonso, Alagoinhas, Coribe, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Ibirapuã.


    “Para todos nós que moramos nesta cidade maravilhosa, é motivo de satisfação. E para a administração municipal, um incentivo a trabalhar a cada dia mais para que os pauloafonsinos tenham orgulho de seu município”, comenta o prefeito Luiz de Deus.

     

     

    Autor: Ascom/PMPA