Centro de Zoonose treina agentes contra a leishmaniose

Centro de Zoonose treina agentes contra a leishmaniose

Centro de Zoonose treina agentes contra a leishmaniose

Começou nesta segunda-feira, 10, no centro de Zoonoses, um treinamento que a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando com os agentes de endemias sobre orientações contra a leishmaniose, mais conhecida como calazar. O treinamento vai até o dia 14, próxima sexta-feira.

Leishmaniose ou Leishmaníase é uma doença que pode ser transmitida ao homem por animais infectados (cães e roedores). A leishmaniose é transmitida através da picada de um mosquito. Geralmente a doença acomete cães sadios, enquanto que nos humanos tem predileção por pessoas com imunidade diminuída como crianças, idosos e pessoas com algum tipo de doença.

No treinamento, os agentes estão sendo orientados sobre os sintomas da doença nos cães e também no homem, como tratar e como prevenir. Segundo Edenilde Torres, coordenadora da Unidade de Zoonoses, também está sendo feito um levantamento sobre os lugares onde a doença pode ocorrer. “Estamos trabalhando para fazer um levantamento e descobrir as áreas mais vulneráveis na cidade, estamos fazendo coletas e após o treinamento atuaremos com mais força nesses locais”, declara a coordenadora.

Também é esperado que até o final do mês, o canil que está sendo construído no centro de zoonose, localizado no bairro Abel Barbosa, possa ser concluído para que os animais que apresentem algum sintoma da leishmaniose sejam recolhidos.

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados

COMUNICADO IMPORTANTE

A Prefeitura de Paulo Afonso informa que o Portal do Servidor já está disponível para acesso.

COMO ACESSAR?

*Utilize seu CPF como login e senha.

Ao entrar, será necessário criar uma nova senha para maior segurança.

Acesse o portal e tenha mais praticidade na consulta de seus dados e serviços.