O Centro de Referência da Mulher Eudócia Antunes de Assis iniciou no dia 21 de Novembro, a campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres. A campanha que acontece anualmente em 159 países entre os meses de novembro e dezembro, tem como objetivo principal mobilizar e conscientizar a população Pauloafonsina para o combate à violência contra a mulher.
As mobilizações foram iniciadas em 1991, a partir de iniciativa de feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos Estados Unidos, alertando para a necessidade da erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. No Brasil, as manifestações começaram em 20/11, por conta do Dia da Consciência Negra, com término em 10/12, quando é comemorado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No CRM a Campanha teve início com uma palestra sobre o tema da campanha e a violência doméstica, ministrada pela assistente social Patrícia de Azevedo Lima. Destinada ao Grupo de convivência de Mulheres, a palestra teve o objetivo de informar e orientar as mulheres, focando na importância de não se calar e denunciar o agressor. O evento contou com a presença da delegada-titular da DEAM, Ligia Nunes de Sá e da equipe do programa Ronda Maria da Penha.
O CRM integra a Rede Socioassistencial do município de Paulo Afonso, funcionando como porta de entrada para atendimento às mulheres em situação de risco. Fica localizado na Avenida Antonio Carlos Magalhães, S/N, Bairro BNH. Sua equipe multidisciplinar é composta por psicóloga, assistente social, assistente administrativo e coordenadora. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (75)-3281-1828.
Autor: ASCOM/PMPA – redação; Washington Luís – DRT/BA nº 4109