Adultos e crianças apreciadores da cultura circense lotaram a área externa do espaço Cultural Raso da Catarina nesta sexta-feira (4) para assistir à apresentação da Caravana Tapioca, com o espetáculo do Circo de Lampezão e Maria Botina. Durante uma hora e meia a divertida dupla prendeu a atenção do diversificado público, com números de humor, malabarismo, acrobacias e monociclo.
Depois de percorrer seis estados nordestinos e se apresentar em várias cidades baianas, a Trupe escolheu Paulo Afonso para encerrar sua turnê pelo estado, aqui, contou com o apoio logístico da Prefeitura, através do Departamento Municipal de Cultura. A diretora Glória Lira, que acompanhou atentamente cada minuto do show, falou sobre a importância de promover e apoiar eventos culturais ao ar livre para manter viva a cultura circense e proporcionar aos pauloafonsinos a oportunidade de assistir gratuitamente a um espetáculo de circo fora das lonas.
“Além de divertir as crianças, o maior benefício trazido pela Caravana Tapioca foi fazer com que as pessoas voltassem à infância e se divertissem com o tradicional espetáculo de circo, porém fora das lonas e sem pagar ingresso; além disso, a participação da plateia fez com que os artistas se sentissem valorizados e ficassem à vontade para improvisar, interagir com o público e enriquecer ainda mais o texto, que já é muito divertido e da forma como foi apresentado ficou melhor ainda”, comentou Glória Lira.
A Caravana Tapioca surgiu em 2010, em Recife (PE), com a proposta de realizar oficinas e espetáculos abertos ao público, promover encontros de artistas e participar de eventos culturais, além de difundir e fomentar a livre manifestação cultural e a utilização de espaços públicos das cidades, com a intenção de valorizar a arte circense. Suas apresentações são patrocinadas pelos Governos Estaduais e o Federal, com apoio fundamental das Prefeituras dos municípios receptores.
Autor: ASCOM / PMPA