CAPS II de Paulo Afonso participa de Importante Encontro em Salvador

CAPS II de Paulo Afonso participa de Importante Encontro em Salvador

CAPS II de Paulo Afonso participa de Importante Encontro em Salvador

Para comemorar os 30 anos da Lei Franco Basaglia, o CAPs II – Centro de Atendimento Psicossocial de Paulo Afonso foi convidado para participar do Encontro Internacional pelas Reformas Psiquiátricas e Transformações Culturais no Brasil e no Mundo, realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, nos dias 11 a 13 de maio de 2009.

Estavam presentes ao evento autoridades como: Jacques Wagner (Governador do Estado da Bahia), Juca Ferreira (Ministro da Cultura), Jorge Solla (secretário Estadual de Saúde), Pedro Gabriel Delgado (Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde – Brasília), além de representantes internacionais em Saúde Mental: Franco Rotelli e Ângelo Righetti (Itália), Paul Morin (Canadá), Gregório Kasi (Argentina) e Manuel Desviat (Espanha).

Apontado como a unidade de referência do sertão em assistência em saúde mental, o CAPS II de Paulo Afonso, através de sua apoiadora institucional Estadual, Mônica Formazier, foi escolhida e inscrita entre as 11 unidades em saúde mental supervisionadas por Formazier, para expor os seus trabalhos  pelos técnicos, equipe de apoio e usuários.

 Sempre contando com o apoio da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Paulo Afonso, o CAPS II, através de seus técnicos, Sabrine Canonici (Coordenadora), Cristiane Moraes (assistente social), Ana Cristina (psicóloga) e Luis Filipe (enfermeiro), foi com toda garra e entusiasmo, representar o Município de Paulo Afonso nesse evento internacional.

 Como declarou Ana Pitta, coordenadora da FAMED – EFBA e ex-assessora do Ministério da Saúde, “Caps II – Paulo Afonso, torci muito por vocês! Aquele pontinho no meio do Brasil realizando um ótimo trabalho. Parabéns.” Com a barraca exposta no encontro, os visitantes puderam conhecer um pouquinho do trabalho terapêutico desenvolvido com os usuários em tratamento contínuo e seus familiares com oficinas de artesanato, como pinturas e artes plásticas, dobraduras, fuxico, arte com jornais, revistas, entre outras atividades realizadas na unidade, bem como conhecer um pouco do nosso município, através do material multimídia.

 O CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial de Paulo Afonso é referência na área de saúde mental. Através do tratamento terapêutico realizado no CAPS, são reveladas pessoas com inúmeros potenciais criativos, que ganham oportunidade de expressá-los nas oficinas de artes e de educação realizadas. O Programa de Saúde Mental do CAPS II de Paulo Afonso é marcado pelo trabalho no campo da Reforma Psiquiátrica. O trabalho segue a lógica antimanicomial, que valoriza o cuidado em liberdade, a conquista da cidadania e a reinserção social dos pacientes com transtornos mentais.

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados

COMUNICADO IMPORTANTE

A Prefeitura de Paulo Afonso informa que o Portal do Servidor já está disponível para acesso.

COMO ACESSAR?

*Utilize seu CPF como login e senha.

Ao entrar, será necessário criar uma nova senha para maior segurança.

Acesse o portal e tenha mais praticidade na consulta de seus dados e serviços.