Na última quinta-feira, 11, foi realizada uma reunião no Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas (CAPS AD), com a participação dos coordenadores dos programas da Secretaria de Desenvolvimento Social (CRAS, CREAS, Centro de Atendimento à Mulher, entre outros). A reunião teve como objetivo ampliar as ações voltadas para prevenção ao uso de álcool e outras drogas, fortalecendo e efetivando o projeto de Redução de Danos na Mídia Radiofônica, idealizado pelo coordenador do CAPS AD, Rodrigo Dias.
O projeto vem sendo desenvolvido há aproximadamente dois meses em duas rádios da cidade, todas as terças-feiras no turno vespertino. Vários profissionais de diversas áreas vão às rádios levar informações dentro da temática de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, deixando a população mais informada, tornando a comunidade mais resistente aos problemas causados pelo uso abusivo dessas substâncias.
Além dos trabalhos nas rádios, também são realizadas nas unidades básicas de saúde e seus territórios panfletagens e orientações fornecidas pelos agentes comunitários de saúde. “É extremamente importante se trabalhar de forma interssetorial, uma vez que os problemas caudados pelo uso das drogas abrangem as diversas áreas: saúde, social, educação, justiça, entre outras. Assim tenho certeza que todos juntos trabalhando com o mesmo objetivo, o êxito será certo, ” destacou o coordenador.
Autor: ASCOM / PMPA