Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado internacionalmente no dia 8 de março, a Prefeitura de Paulo Afonso preparou uma série de atividades alusivas à campanha Março Mulher 2020. A programação organizada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Educação (Seduc) e Saúde (SMS), conta com a colaboração de instituições parceiras e se estende até o dia 31, com palestras, oficinas, homenagens e atividades recreativas.
A abertura da série de ações aconteceu nesta segunda-feira (2), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), unidade Prainha, com palestras sobre saúde preventiva e educativa. Os diálogos foram mediados pela enfermeira Hélia Valeska, que falou sobre assuntos relacionados à ginecologia e mastologia, com foco em alguns sinais e sintomas que surgem durante o câncer de mama.
“Durante o mês de março, estaremos focando cada vez mais na saúde preventiva da mulher. Trabalhando a prevenção, nós iremos alcançar nosso objetivo, que é diminuir as estatísticas de alterações e doenças nas mulheres, não só as enfermidades ginecológicas, mas também as doenças emocionais, como é o caso da depressão, que, infelizmente, é um fator muito importante na vida das mulheres”, destacou.
Segundo a moradora do Bairro Prainha, Dejacira Barbosa, a campanha elaborada pelo governo municipal é importante para sociedade. “Foi muito gratificante participar deste primeiro momento do Março Mulher. Recebi orientações que irei colocar em prática no meu dia-a-dia. Tenho orgulho de ser mulher, mãe, esposa e dona de casa. Somos escolhidas por Deus, para fazermos a diferença na sociedade”, concluiu.
Além das palestras de caráter educativo, a grade elaborada pelo governo municipal vai abordar temas como empoderamento feminino, violência domestica e orientações jurídicas. As atividades acontecem nos programas da rede socioassistencial, nas unidades básicas de saúde, escolas municipais, sede da OAB e nos auditórios da Unirios e Edison Teixeira.
Autor: Ascom/PMPA