O Serviço de Dermatologia e Pneumologia Sanitária (Sederpas), vinculado à secretaria de Saúde, está com atividades de promoção sobre a campanha ‘Janeiro Roxo’, mês de conscientização da hanseníase.
As ações visam chamar a atenção da população sobre a doença e o tratamento dessa patologia. A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, popularmente conhecida come lepra. “Infelizmente os nossos índices ainda são muito altos. Em virtude ao Dia Mundial de Combate, estamos intensificando as ações”, afirma a Coordenadora do Sederpas, Maria Luiza.
Ainda de acordo com a coordenadora, o trabalho está sendo realizado em todas as unidades básicas de saúde do município. As ações da campanha também vão visitar outros pontos da cidade.
“O paciente detectando uma mancha no corpo, ele deve dirigir-se ao posto de saúde da comunidade dele e lá, iniciar o tratamento caso seja detectado a hanseníase”, ressalta Luiza.
A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A doença costuma evoluir lentamente e pode levar até 20 anos para que sinais e sintomas da infecção sejam detectados.
A hanseníase pode se apresentar como manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras, que são pouco visíveis e com limites imprecisos, com alteração da sensibilidade no local associado à perda de pelos e ausência de transpiração. As atividades nas unidades de saúde tiveram início nesta quinta-feira (24) e seguem até o próximo dia 31 de janeiro.
Confira Calendário:
24/01 – Moxotó e Prainha
25/01 – Prainha, Padre Lourenço e Santa Inês
28/01 – Perpétuo Socorro e Várzea
29/01 – Santa Quitéria, São João
30/01 – Arpa
31/01 – Senhor do Bonfim e Delmiro Gouveia
Autor: Ascom/PMPA