Campanha do SAMU conclama a população para combater os trotes

  • Publicado no dia: 20-03-2017
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Os números disponibilizados para ligações gratuitas enfrentam um problema em comum. Diariamente, milhares de informações de ocorrências falsas, os chamados ‘trotes’, são recebidas por órgãos responsáveis pela segurança e saúde da população.


    De acordo com a coordenação do SAMU de Paulo Afonso, de 17.548 ligações recebidas anualmente, 13.005 são informações de ocorrências inexistentes. Os números lideram os índices de registros do serviço.


    Para chamar a atenção da população pauloafonsina sobre a necessidade de combater essa prática criminosa, o SAMU realizou uma campanha educativa, com veiculação de mídias e distribuição de panfletos em pontos de maior movimento da cidade. Na quinta-feira, 16 de março, das 7h às 17h, as atividades se concentraram na Avenida Getúlio Vargas, em frente à antiga papelaria Jatobá. No domingo (19), o pedágio foi realizado na CEASA do BTN, das 7h às 14h. Na segunda-feira, de manhã, na recepção da Secretaria de Saúde, foi realizada uma simulação de atendimento.


    A Secretaria Municipal de Saúde salienta que “Trote é crime com pena de 1 a 3 anos de prisão. Fabrízia Vital – Coordenadora local do SAMU, chama a atenção para o lado mais cruel dessa brincadeira de mau gosto. “Enquanto uma ambulância se desloca com uma equipe socorrista para atender a uma falsa ocorrência, alguém que realmente necessita de socorro imediato pode morrer por falta de atendimento em tempo hábil”, comenta.


     

     

    Autor: ASCOM/PMPA – redação: Washington Luís – DRT/BA nº 4109