A manhã desta segunda-feira (6) foi de grande movimentação nas unidades de saúde de Paulo Afonso, com o início da Campanha de Vacinação contra pólio e sarampo voltada para crianças de 1 a menores de 5 anos (4 anos e 11 meses). A Secretaria de Saúde pretende imunizar 15 mil crianças até 31de agosto, quando se encerra a campanha.
Os postos estarão imunizando das 8 às 17h e o responsável pela criança deverá levar o cartão de vacina. No dia 18 de agosto será realizado o Dia D, onde haverá uma programação específica visando a chamar atenção da comunidade para a importância da vacinação.
As doses de imunização para essas doenças são disponibilizadas durante todo o ano ao público adulto. Segundo a coordenadora de imunização, Thaís Siqueira de Menezes, as vacinas no município com relação à tríplice viral estão adiantadas e disponíveis em todas as salas de vacinação.
“A vacinação está adiantada em relação à tríplice viral, que é contra sarampo, caxumba e rubéola. Todas as salas de vacina estão com a vacina, não temos histórico de falta”, ressalta a enfermeira.
O Ministério da Saúde ressalta que a campanha nacional contra a pólio e o sarampo tem três objetivos: vacinar quem nunca foi imunizado; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses; dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente, ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção.
Autor: Ascom/PMPA