Com o objetivo de reduzir os casos de hanseníase no município, a Prefeitura de Paulo Afonso realizou a campanha de combate à doença. A programação aconteceu de 22 a 28 de fevereiro nos Postos de Saúde da Família, com orientações através de palestras. A campanha teve seu “dia d” no dia 28, no Posto de Saúde da Família do Santa Inês, onde foram realizados exames dos sintomáticos dermatológicos, para detecção da hanseníase e prescrição de medicamentos.
De acordo com a coordenadora municipal do programa de hanseníase, a enfermeira Daniely Oliveira, a campanha teve como principal objetivo orientar a população de que a doença tem cura. “O que queremos ressaltar para a população é que a hanseníase tem cura e quanto antes for descoberta evitará que as pessoas fiquem incapacitadas”, frisou a enfermeira, ressaltando que aqueles que apresentarem manchas na pele deverão procurar um posto de saúde mais próximo.
A campanha de combate à hanseníase foi realizada pela Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica e do Serviço de Dermatologia e Pneumologia (Sederpas).
A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada. O tratamento da hanseníase é feito nos postos de saúde e os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes, que são acompanhados durante todo o tratamento.
Autor: ASCOM/ PMPA