Desde o dia 2 de dezembro de 2018, definido anualmente como o Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, a campanha contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e febre Chikungunya tem se intensificado em todas as regiões do Brasil. As ações coordenadas pelo governo federal, integradas e simultâneas, em todos os municípios do país, têm o intuito de conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes.
Em Paulo Afonso, a Prefeitura, através de suas secretarias, departamentos e programas, participa de todas as campanhas que buscam envolver a comunidade na luta contra o mosquito. O Centro de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações da campanha que tem como slogan ‘Um mosquito não é mais forte que um país inteiro’.
Na sexta-feira (8), a equipe foi à Cozinha Comunitária José Erivaldo Silva dos Santos, no bairro Benone Rezende, onde, juntamente com funcionários do programa, distribuiu panfletos e conversou com usuários sobre as sequelas deixadas por doenças transmitidas pelo aedes aegypti e a importância da participação de todos para evitar que o mosquito se reproduza.
Os panfletos distribuídos durante o horário do almoço trazem recomendações fundamentais que, se forem seguidas pela população, contribuirão para impedir o surgimento de focos, não apenas do aedes aegypti, mas também de outros insetos e animais nocivos à saúde humana.
Entre essas recomendações, estão:
Manter bem tampados toneis e barris de água;
Lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;
Não deixar água acumulada sobre a laje;
Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
Manter a caixa d’água bem tampada e colocar uma tela na abertura destinada à saída de excesso de água;
Manter garrafas fora de uso com a boca para baixo para evitar acúmulo de água.
Itamar Benício, coordenador da Cozinha Comunitária, se diz satisfeito em, junto com sua equipe de trabalho, colaborar com a campanha. Para ele, ajudar a combater doenças transmitidas pelo mosquito é um dever, não somente do Poder Público, mas de toda a sociedade.
“Nós acreditamos que o trabalho de conscientização feito hoje, aqui no Benone Rezende contribuiu com o fortalecimento da campanha da Secretaria de Saúde. É dessa forma que a Secretaria de Desenvolvimento Social envolve seus programas em campanhas que visam a preservação da saúde do povo de Paulo Afonso, e nós, que fazemos parte da Cozinha Comunitária, estamos sempre à disposição para colaborar”, diz Itamar.
Autor: Ascom/PMPA