Campanha alerta para prevenção ao câncer de boca

  • Publicado no dia: 10-09-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando campanha de alerta para a prevenção ao câncer de boca. A ação, desempenhada pela Coordenação de Saúde Bucal, está sendo realizada em todas as unidades de saúde da área urbana e rural.

    Através de palestras educativas e distribuição de panfletos, a campanha alerta para a prevenção e presta esclarecimentos sobre a doença, além de como fazer o autoexame. A campanha tem como objetivo incentivar a comunidade pauloafonsina a realizar exames de prevenção contra doenças bucais.

    A campanha se estenderá às caravanas da cidadania, com exame clínico com finalidade epidemiológica. Lesões pré-diagnosticadas serão encaminhadas para o núcleo de Diagnóstico Oral do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

    O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca), os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de bebida alcoólica, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-adaptadas. O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer. Se descoberto em sua fase inicial, o câncer de boca tem cura.

     

     

    Autor: ASCOM/ PMPA