Campanha Agosto Dourado conscientiza sobre a importância do aleitamento materno

  • Publicado no dia: 06-08-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A campanha Agosto Dourado, iniciada em Paulo Afonso no dia 1º de agosto, é mais uma ação da Prefeitura com uma série de atividades coordenadas pelo Núcleo de Apóio à Saúde da Família (Nasf). A ação tem como objetivo principal conscientizar pais e familiares sobre a importância do aleitamento materno.

    Segundo a coordenadora do núcleo, Marília Brito, criar um ambiente que permita à mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida é fundamental para o desenvolvimento do bebê.


    “É uma campanha que a Secretaria de Saúde já realiza há algum tempo, visando intensificar as ações de apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno. Este ano, com apoio de nutricionistas, nós estamos levando informações às gestante e puérperas sobre os fatores que influenciam na produção do leite materno”, explica Marília.


    Ainda segundo a coordenadora, as atividades que estão sendo desenvolvidas em todas as unidades da rede de saúde durante o mês de agosto, contam com palestras e rodas de conversa, com a colaboração de fonoaudiólogos e outros profissionais. Outro assunto que está sendo abordado é o armazenamento do leite materno para garantir uma boa preservação do líquido.


    “As palestras incluem também, instruções de como armazenar o leite de maneira correta, garantindo a preservação dos nutrientes e uma alimentação saudável ao bebê. Mulheres que retornam do período de licença maternidade necessitam saber quais os procedimentos corretos para coletar e armazenar o leite, de maneira ofertar um leite de qualidade ao seu bebê”, conclui.


    Marília reforça que, após os seis primeiros meses de vida, outros alimentos já podem ser incluídos na alimentação da criança, porém, de forma gradativa, até que a mãe deixe de produzir o leite materno. “Empresas privadas que desejem realizar palestras para suas funcionárias também podem solicitar apoio da Secretaria Municipal de Saúde”, finaliza.


    O Nasf é um departamento da Secretaria Municipal de Saúde, constituído por uma equipe de profissionais que atuam em conjunto, compartilhando e apoiando as diversas práticas em saúde no município.

     

    Autor: Ascom/PMPA