Desde o dia 1º que a cidade de Paulo Afonso, município cravado no sertão da Bahia, é palco de um dos mais belos espetáculos da natureza – a formação das cachoeiras de Paulo Afonso.
As águas que caem sobre as pedras formam o cartão postal da cidade e possuem uma característica peculiar, a programação do vertimento das mesmas, que é controlado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a depender da vazão do Rio São Francisco.
O primeiro dia de abertura das cachoeiras atraiu milhares de visitantes de todos os lugares do país. A alagoana Maria Vitória, 17, ficou encantada com o que viu. “É realmente muito bonito. Estou muito feliz em poder ter a oportunidade de ver uma imagem tão linda como esta”.
Para receber o grande número de visitantes, a Chesf e a Prefeitura organizaram um plano de ação, que compreende desde informações turísticas até orientações de segurança para que não aconteçam acidentes nos locais de visitação.
A ação conta com o apoio do Exército, 20º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito da Prefeitura, Vigilantes e equipe da Segurança do Trabalho da Chesf. A animação fica por conta de atores da Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro, que dão explicações e brincam com a garotada. O acesso aos mirantes das cachoeiras é feito apenas por veículos, tipo kombi e vans disponibilizados pela Chesf e pela Prefeitura para o transporte gratuito dos visitantes.
Os quedas d´águas poderão ser admiradas pelo público até o dia 3 de maio, com horário de visitação de 9h às 16h . Segundo a Chesf, a depender da demanda de chuva o período de abertura da cachoeira poderá ser prolongado por mais uma semana.
Autor: ASCOM/PMPA