Cachoeira volta a aparecer na sexta (14) e terá maior volume de água em uma semana

  • Publicado no dia: 14-01-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A partir desta sexta-feira (14), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) ampliará a visitação à paisagem das usinas de Paulo Afonso (BA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso e diversos órgãos, incluindo Forças de Segurança.


    Devido à operação de abertura de comportas (vertimento) que está sendo realizada pela Chesf em decorrência da condição de cheia na Bacia Hidrográfica do São Francisco, a cachoeira de Paulo Afonso estará visível a partir de hoje (14).


    Conforme amplamente divulgado, a cada dois dias, a Chesf está elevando em 500 metros cúbicos por segundo (m³/s) a vazão do Rio São Francisco, a partir da Usina de Sobradinho (BA) e a previsão é que no dia 24 de janeiro, a vazão esteja no patamar de 4.000 (m³/s).


    Na região de Paulo Afonso, o vertimento aquece a atividade do turismo. A abertura das comportas está prevista para hoje pela manhã e a visitação pelo público ocorre a partir das 14h.


    Os interessados deverão se dirigir ao Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), localizado no Centro de Cultura Lindinalva Cabral.


    Seguindo protocolos de Segurança e de prevenção à Covid-19, Chesf e Prefeitura definiram que os turnos continuarão com o público de 90 visitantes.


    A ampliação se deu nos dias de visitação, passando a acontecer todos os dias, exceto no período da tarde das segundas-feiras.


    Anteriormente, a visitação era de quinta a domingo e feriados.
    O uso de máscaras, distanciamento e a apresentação do cartão de vacinação serão fiscalizados pelos guias da prefeitura por meio do SAT.


    Confira a programação:


    – Segundas – somente no período da manhã 8h as 12h; período da tarde fechado para manutenção;


    – Terça a domingo – os horários de turnos 8h às 12h, com entrada a cada uma hora dos grupos e a tarde, das 14h às 16h;


    – Será permitida a entrada de um ônibus a cada turno, dois micro-ônibus ou quatro vans, com o total máximo de 90 pessoas, por turno, e carros de passeio, seguindo o protocolo já em vigor. Cada guia poderá guiar até três carros de passeio;


    – A visitação contará com o apoio do GTRAN e da Guarda Municipal na área externa e interna do Complexo de Usinas de Paulo Afonso (UPA);


    -Importante ressaltar que o uso da máscara é fundamental para a segurança da todos, higienização das mãos e manter distanciamento e observância de todas as demais regras previstas nos protocolos em vigor;


    – Apresentação do cartão de vacina com duas doses no SAT;


    – A equipe da Setic acompanhará e irá fiscalizar todos os procedimentos no período do vertimento
    .

    Autor: Ascom/PMPA