Atos de vandalismo causam danos ao patrimônio público em Paulo Afonso

Atos de vandalismo causam danos ao patrimônio público em Paulo Afonso

Atos de vandalismo causam danos ao patrimônio público em Paulo Afonso

As caqueiras quebradas no Canal do Caminho dos Lagos, nesta segunda-feira (2), demonstram mais um ato de vandalismo contra o patrimônio público em nossa cidade. As ações dessa natureza têm crescido bastante ao longo dos últimos meses, causando prejuízos aos cofres públicos.


Banquinhos, mesas, equipamentos de ginástica das praças quebrados e até mesmo o furto dos cabos da rede elétrica de avenidas e espaços públicos têm sido uma realidade constante. Até mesmo os compressores dos postos de saúde também são alvo desse tipo de prática.


De acordo com o secretário de Infraestrutura, Francisco Alves, esse tipo de ação tem provocado grandes transtornos. “Temos sofrido muitas ações desse tipo, pois a depredação do patrimônio público tem sido constante. Tivemos inclusive obras que foram atrasadas a entrega, como a Praça da Criança, na Marechal Rondon, por causa do roubo dos cabos. Pedimos que a população denuncie, caso veja o patrimônio público sendo degradado”, ressalta Chico.


Ele ressalta que a equipe de manutenção percorre as localidades constantemente para realizar os reparos. “Isso tudo é trabalho dobrado, sem contar que é prejuízo para os cofres públicos e para a própria população”, diz.


O secretário enfatiza que os furtos de cabos da rede de energia elétrica foram os que mais aumentaram. Segundo o Departamento de Elétrica e Iluminação, nos últimos meses foram levados mais de 5 mil metros de cabos de iluminação pública das avenidas e outras e localidades, como o Canal Emissário do Caminho dos Lagos, Avenida da Amizade, na região da Polícia Rodoviária Federal e Ponte Metálica, Praça do Centenário e Praça das Crianças.


Além do prejuízo financeiro aos cofres públicos e ao contribuinte, a população enfrenta o transtorno pela não prestação do serviço. O local fica às escuras, comprometendo a segurança dos frequentadores e moradores.


Penalidades e denúncias


Danificar, inutilizar e deteriorar coisa alheia é crime. Quem provoca danos ao patrimônio público é enquadrado no Artigo 163 do Código Penal Brasileiro (CPB). A punição prevista para o crime é detenção, que varia de seis meses a três anos, e multa. Já em caso de furto (Artigo 155 do CPB), a pena é mais severa: reclusão, de um a quatro anos, e multa, podendo ser aumentada de um terço se o crime é praticado durante o repouso noturno.


Para denunciar furto ou atos de vandalismo contra o patrimônio público no município, basta entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou 3281-4656, ou a Polícia Militar através do número 190.

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos