Nesta segunda-feira, 2 de abril, será celebrado em todo o mundo o Dia do Autismo. Para marcar a data a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Educação, realizará atividades que objetivam conscientizar a população sobre o diagnóstico e a importância da inclusão social destas pessoas.
As ações terão início às 9h, com pedágio no PCTRAN e à 18h será realizada panfletagem na Praça das Mangueiras. As atividades desta segunda-feira (2) fazem parte da Semana do Autismo, promovida pela Secretaria, que aconteceu de 28 de março e será encerrada na terça-feira (3).
Durante a Semana do Autismo, palestras sobre o tema foram proferidas na rede municipal de ensino. Para o encerramento está previsto um Seminário com a professora Sidenise Estrelado, mestranda em Educação e Contemporaneidade, da cidade de Salvador.
O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) – também conhecido como Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Para muitos, o autismo remete à imagem dos casos mais graves, mas há vários níveis dentro do espectro autista.
“A partir da suspeita, os familiares da criança devem procurar uma unidade de saúde, onde o médico especialista vai observar a criança e dar o diagnóstico. As principais características a serem observadas são: dificuldade de interação, desinteresse pelo aprendizado, repetição de frases ditas por outras pessoas, fascínio por determinados objetos, entre outras formas de comportamentos consideradas anormais, que necessitam de avaliação de terapeutas, psiquiatras e psicólogos, para se ter um diagnóstico mais preciso”, explica a psicopedagoga Maria Madalena Lima da Silva, que faz parte da equipe de professores do Atendimento Especializado da secretaria de Educação do município.
Ela ressalta que a equipe de educadores formada pela Secretaria Municipal de Educação atua em cinco escolas que dispõem de salas climatizadas, mobiliadas e dotadas de material didático, graças a um convênio firmado entre o Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC) e a Prefeitura Municipal.
Autor: ASCOM/ PMPA