Ataque ao sistema E-Sus Notifica, do Ministério da Saúde, impede notificação de casos positivos desde o dia 10

  • Publicado no dia: 14-12-2021
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    O ataque de hackers ao sistema do Ministério da Saúde que traz os dados sobra vacinação Covid, ainda tem causado transtornos para a população e secretarias de Saúde do país, como o impedimento da notificação de casos positivos desde a sexta-feira (10).

     

    De acordo com a equipe da saúde municipal, o Boletim Informativo do dia 10 até esta terça-feira (14), está saindo sem os novos casos, somente com a subtração dos curados. “Estamos sem poder atualizar o número de positivos desde o dia 10 porque essa ferramenta é essencial para a atualização do boletim, porém estamos recebendo os dados dos laboratórios particulares e da rede pública e computando manualmente, até que a plataforma do Ministério da Saúde volte ao ar e assim possa constar no sistema”, explica o secretário Adonel Júnior.

     

    Ele reforça que quando houver a estabilidade do sistema, provavelmente o número de positivados apareça em grande quantidade no boletim diário devido ao acúmulo de dias que ficou sem o registro. “Estamos alertando a todos que o sistema está com esse problema para que a população não se assuste ao ver o número de positivados crescer de uma única vez”.

     

    A Vigilância Epidemiológica ressalta que os dados estão sendo repassados diretamente ao monitoramento para acompanhamento dos casos que surgirem. “Os laboratórios públicos e particulares estão repassando os dados à Vigilância Epidemiológica e mesmo sem computar na plataforma, os novos casos positivos estão sendo acompanhados pelo monitoramento”, diz Adonel.

     

    No dia do ataque cibernético, além do aplicativo ConecteSUS – que reúne informações do histórico clínico dos pacientes, como vacinas recebidas, exames, medicamentos e os comprovantes de vacinação da Covid-19 -, vários sistemas da pasta foram comprometidos, como E-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

    Autor: Ascom PMPA