Às vésperas do Carnaval, Secretaria de Saúde promove palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis

  • Publicado no dia: 07-02-2020
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A prevenção de doenças que podem deixar sequelas irremediáveis, ou em alguns casos, resultar até na morte do paciente, é prioridade da Prefeitura de Paulo Afonso. Nos dias que antecedem o Carnaval, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), está realizando uma série de palestras de conscientização sobre a prevenção das chamadas DSTs.


    De acordo com a coordenadora do CTA/SAE, Ísis Larissa, a campanha que tem como foco a prevenção ao vírus HIV, enfatiza também outras DSTs transmitidas principalmente por relações sexuais sem o uso de preservativos.


    A primeira palestra aconteceu no dia 3 de fevereiro, no auditório do Departamento de Operação Regional de Paulo Afonso (DORP), para funcionários da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Nesta sexta-feira (7), acontece mais uma atividade na Chesf, às 15h. Na segunda-feira (10), a atividade chega à Policlínica Regional, tendo como público-alvo os pacientes que aguardam por atendimento.


    Ísis reforça a necessidade de campanhas de conscientização para reduzir a incidência de casos de DSTs. Segundo ela, atualmente, 287 pessoas são acompanhadas pela unidade. “Ainda se faz necessário intensificar campanhas de conscientização sobre o uso do preservativo, visto que algumas pessoas ainda fazem sexo sem os devidos cuidados”, observa.


    O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), unidade vinculada à Secretaria de Saúde dispõe de uma equipe formada por infectologista, ginecologista, odontólogo, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicóloga e pessoal de apoio para atender a pacientes com suspeita ou diagnóstico de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.


    A equipe ressalta que, no caso de diagnóstico positivo, o paciente passa a receber os medicamentos e apoio psicológico, dentro de absoluto sigilo.

     

    Autor: Ascom/PMPA