Foi aprovado na noite dessa terça-feira, 24, na Câmara de Vereadores, o Plano de Cargos, Carreira e remuneração, desenvolvido pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Educação.
Durante meses de conversas e negociações a secretária de Educação, Selma Carvalho, e o consultor, professor Milton Canuto, educador reconhecido no âmbito nacional, redigiram à classe diretrizes para o estabelecimento de sucesso do Plano. Milton Canuto, também é membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Especialista em Financiamento e Gestão da Educação, Plano de Carreira e Previdência Pública e pós-graduado em Direito Educacional.
O Professor esteve em Paulo Afonso diversas vezes para orientar sobre as ações necessárias para que o plano fosse implantado com sucesso, o qual garante a unificação de cadastros para professores e coordenadores pedagógicos, legaliza o ordenamento jurídico, prevê a regularização de celetistas para estatutários, progressão horizontal em classes que contemplará o tempo de serviço e avaliação de desempenho. Tudo isso incidirá como ganhos salariais significativos, de acordo com o nível em que o profissional se encontra (formação acadêmica) e o tempo em que atua na Rede Municipal de Ensino. Há também as gratificações de Difícil Acesso para os profissionais do magistério, para gestores escolares e aos professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, entre outras conquistas. Com a implantação do Plano, haverá aumento nos ganhos reais de até 60% nos vencimentos.
Para a secretária de Educação, Selma Carvalho, a conquista faz parte das diversas ações que a atual gestão realiza em prol da Educação. “O Prefeito Anilton Bastos, ao longo desses dois anos de gestão, na valorização dos professores e de toda a classe de educadores do Município. Sem o esforço e dedicação do prefeito esse plano não estaria sendo implantado”, destacou a secretária.
Autor: ASCOM / PMPA