Nesta segunda-feira (26), no auditório do Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (CEMPA), foi aberta a programação da 5ª Semana do Bebê. No domingo (25), dois eventos religiosos marcaram a pré-abertura das atividades realizadas pela Prefeitura de Paulo Afonso, com a organização das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação.
Na abertura da solenidade houve apresentações de dança com alunos do CEMPA Centro e uma palestra com o tema Meu Bebê Começa em Mim, ministrada por Marta Ayres.
Em suas explanações, a palestrante enfatizou a importância de dedicar todos os cuidados necessários para se construir uma relação harmoniosa entre mãe, filho e demais familiares. “Cuidar do bem-estar pessoal e ter atitudes que traduzem amor, como humildade e entrega são os primeiros passos para construir um ambiente onde a criança se sinta amada”, reforçou Marta.
Participaram da solenidade, a secretária de Educação, Elza Brito; a coordenadora da Atenção Básica à Saúde, Simone Pimentel; a supervisora de Educação Infantil, Patrícia Pionório e representantes das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e do 20º Batalhão da Polícia Militar.
A Semana do Bebê 2019, que tem como tema: Direitos e Deveres dos pais na Primeira Infância: Amor, Proteção e Cuidados, é uma grande mobilização social e estratégica, apoiada pelo UNICEF, que pretende tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros, o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos. A programação se estende até a sexta-feira (30), com palestras nas unidades escolares e creches municipais.
Programação:
Dia 26 (Segunda)
8h – Abertura oficial da programação
Local: auditório do Cempa
8h e 14h – Brincando e Educando com os Contos Infantis
Locais: Creches e Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental I (1º ano) – (crianças de 2 a 6 anos)
Dia 27 (Terça)
8h e 14h – A matemática através da ludicidade: corpo e mente em ação
Locais: Creches e Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental I (1º ano) – (crianças de 2 a 6 anos)
Dias 27, 28 e 29 – Ciclo de palestras:
9h e 15h.
Locais: Creches e Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental I (1º ano):
– A importância da vacinação na 1ª infância como prevenção de doenças – atualização de vacinas nos alunos (Enfermeiros)
– Primeiros socorros para bebês e crianças pequenas (Enfermeiros)
– Prevenção de problemas posturais (Fisioterapeuta)
– A importância de brincar para o desenvolvimento infantil (professora Joelma Gomes de O. Bispo – Coordenadora do PIBID)
– Os cuidados com a higiene pessoal no desenvolvimento infantil (Enfermeiros)
– Negligência e maus tratos na infância
– Dislexia na sala de aula: Influências na aprendizagem da leitura e da escrita (Fonoaudiólogos)
– Obesidade infantil – Investir na prevenção é apostar no futuro
– A importância da alimentação saudável para o desenvolvimento infantil
Dia 28 (Quarta)
8h e 14h – Combater a obesidade infantil também é uma tarefa da escola: mãos na massa, aprimorando novos sabores aos alimentos
Locais: Creches e Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental I (1º ano)
Dia 29 (Quinta)
8h e 14h. – Construindo culturas e saberes da Região Nordeste Locais: Creches e Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental I(1º ano)
Dia 30 (Sexta)
8h e 14h – A arte e suas diversas vertentes no universo infantil: artes plásticas, cênicas e musicais
Locais: Creches e Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental I(1º ano)
Autor: Ascom/PMPA