O Projeto Cultura em Movimento apresentou na ultima sexta-feira (31), mais um Chorinho no Coreto. O evento foi lançado em 2019, realizado pela Secretaria de Cultura de Esportes e animado pelo grupo Regional pelo Sertão.
A primeira edição de 2020 reuniu músicos, poetas e amantes da cultura popular, moradores de Paulo Afonso e de outras cidades. A poetisa Maria José Rodrigues veio de Belo Horizonte para visitar amigos, e teve a felicidade chegar no dia do Chorinho no Coreto
Para ela, o evento representa o resgate da cultura e a comprovação de que a música instrumental continua viva.“Eu me senti agraciada por chegar a Paulo Afonso exatamente no dia do chorinho no coreto e assistir à apresentação do Regional pelo Nordeste. Ver o povo na praça, prestigiando esse grande evento significa que a cultura está emergindo e ocupando seu espaço”, afirma.
O coordenador do evento, Rogério Xavier ressalta que um conjunto de fatores para o sucesso do Chorinho no Coreto. “É um projeto que veio para ficar. Estamos na 7ª edição e a 1ª de 2020, contando sempre com o incentivo da gestão municipal, o público está prestigiando cada vez mais esse projeto realizado pela Secretaria de Cultura e Esporte, e vamos continuar juntos toda última sexta-feira de cada mês”, diz.
Para Camilo Lemos, líder do grupo Regional pelo Sertão, a presença do público em cada edição comprova o sucesso do projeto e é motivo de orgulho para os organizadores.
“O choro preenche a alma e o coração. Nós começamos em 2019, com a expectativa de juntar os amantes desse estilo de música de grande aceitação, e graças a Deus estamos conseguindo atingir o objetivo. O evento está recebendo pessoas não apenas de Paulo Afonso, mas de outras regiões e isso nos deixa muito alegre”, aborda.
O Cultura em Movimento já percorreu bairros e povoados, levando cinema, teatro, poesia, artesanato, música, artes plásticas e todas as atividades voltadas para o fomento das manifestações históricas e folclóricas.
Autor: Ascom/PMPA