Alunos da Escola Municipal Guiomar Pereira, situada no Bairro Oliveira Brito, popularmente conhecido como Moxotó Bahia, prestigiaram nesta quarta-feira (21), a entrega da ampliação e requalificação da unidade escolar. Professores, servidores, secretários municipais, vereadores e comunidade também estiveram presentes para receber a obra.
Em seu discurso, sob aplausos do público presente, o prefeito Luiz de Deus ratificou seu compromisso de proporcionar o bem-estar dos estudantes da rede municipal, transformando as escolas em locais onde eles se sintam motivados a estudar. O gestor ressalta que valorizar os profissionais da educação com uma remuneração justa é motivá-los a se empenhar cada vez mais para que os alunos se orgulhem da escola.
“Como cidadão e administrador, eu tenho procurado cumprir com minhas obrigações, fazendo com que a população tenha as melhores condições de vida. Na educação, as escolas precisam ter a melhor aparência possível e a equipe tem que ser qualificada para proporcionar o bem-estar dos alunos. Além disso, os professores tem que ser bem remunerados, e essa é uma das minhas prioridades, por considerar que a educação é a preparação para a vida”, falou o prefeito.
Para a secretária de Educação, Elza Brito, o compromisso da atual gestão em construir e requalificar as unidades escolares da rede municipal é o caminho certo para que o município alcance os melhores índices na educação. “Nós que fazemos a educação temos a felicidade de ter um prefeito que se preocupa em melhorar a qualidade do ensino público. Tornar o ambiente escolar mais confortável e valorizar os profissionais da educação reflete na satisfação de alunos e familiares”, falou a secretária.
Dilma Conceição, 25 anos, moradora do bairro, comemora a requalificação da escola onde seu filho estuda. Para ela, com mais conforto e sendo bem tratados pelos funcionários, os alunos se sentem valorizados e incentivados a permanecer na unidade de ensino. “Com a escola mais bonita os alunos e interessam mais em aprender e, além disso, a maneira como os professores e funcionários tratam nossos filhos nos deixam tranquilos, sabendo que eles estão em boas mãos”, disse a dona de casa.
Construída em 2001 para atender a comunidade do bairro e localidades do entorno, a unidade escolar da rede municipal foi reformada pela primeira vez em 2016 e agora, devido ao crescimento do número de alunos, houve a necessidade de ampliação e requalificação para ofertar um número maior de vagas. A obra executada pelo governo municipal incluiu a construção de mais cinco salas de aula, dois depósitos e ampliação da cantina.
Atualmente, a escola conta com 35 professores, cinco cuidadores, uma diretora, duas vices-diretoras, duas coordenadoras, 19 funcionários de apoio e dois vigilantes. São 975 alunos matriculados na educação infantil até o fundamental II, nos turnos matutino e vespertino, e ainda oferece o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a diretora, Jucicleide Lima Frazão, com a ampliação, a partir de 2020 serão incluídos mais 450 alunos, totalizando 1.425.
Autor: Ascom/PMPA