Ampliação da rede hidráulica na área rural beneficia mais 23 famílias

Ampliação da rede hidráulica na área rural beneficia mais 23 famílias

Ampliação da rede hidráulica na área rural beneficia mais 23 famílias

Mais 23 famílias da área rural foram beneficiadas com a ampliação da rede hidráulica pela Prefeitura de Paulo Afonso. Desta vez, foram as comunidades Lagoa do Rancho e Casa de Pedras que foram contempladas com a ação e agora vivem uma nova realidade com a distribuição de água encanada.


“Estamos ampliando ainda mais o fornecimento de água para as famílias da Casa de Pedras e Lagoa do rancho. São quase mil metros de canos que, além de levar água, contribuem com a melhoria e produção”, afirma o secretário de Agricultura e Aqüicultura, Jandirson Campos Torres.


Na Lagoa do Rancho, 15 famílias foram beneficiadas com 450 metros de rede hidráulica. No povoado Casa de Pedras, a gestão municipal está beneficiando oito famílias, com 400 metros de canos.


Outra ação de acesso a água que está sendo realizada é a perfuração de poços, que também tem sido uma alternativa ofertada para o homem do campo. A aquisição de uma perfuratriz pela gestão municipal tem proporcionado água nas comunidades e até o momento já foram perfurados mais de 20 poços. “A Prefeitura está dando todo o suporte necessário. Essas ações de melhoria água vão nos ajudar e muito”, diz o produtor rural Cícero Gomes.


Para dar mais suporte aos produtores rurais e contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva no município, a gestão municipal está desenvolvendo o Programa Mais Leite. Entre as ações do programa está a distribuição de palma forrageira para os produtores alimentarem o seu rebanho.


O viveiro de palmas implantado no Povoado Baixa do Boi é o maior do país e já produziu cerca de 1,5 milhão de raquetes de palmas resistentes à praga cochonilha do carmim, que foram distribuídas para os criadores. O programa contempla mais de 120 produtores, cadastrados e acompanhados pela secretaria.


“Vamos continuar com as melhorias na produção de palma forrageira. Dessa forma, vamos contribuir com a economia e desenvolvimento dessas comunidades, fazendo com que o campo fique cada vez mais fortalecido”, reitera Jandirson.


O desenvolvimento da cadeia produtiva é uma das principais estratégias do Programa Mais Leite e as ações e execuções serão realizadas de forma planejada. As atividades englobam serviços de assistência técnica e extensão rural; ações educacionais de prevenção dos riscos de transmissão da tuberculose e brucelose para humanos e apoio na difusão de projetos técnicos em propriedades rurais para os criadores de gado leiteiro são algumas das diretrizes.

 

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos