Alunos participam de passeio, celebram Dia do Ciclista e equipe de Educação no Trânsito passa orientações

Alunos participam de passeio, celebram Dia do Ciclista e equipe de Educação no Trânsito passa orientações

Alunos participam de passeio, celebram Dia do Ciclista e equipe de Educação no Trânsito passa orientações

 

Os alunos da Escola Higino, localizada no Centenário, realizaram uma atividade para marcar o Dia Nacional do Ciclista, comemorado neste dia 19. A turma participou de um passeio ciclístico que fez parte do Projeto Que nos Une, e a atividade foi acompanhada pelo Departamento de Trânsito (Demutran), com o apoio da Gerência de Operações (GTRAN), que realizou orientações sobre o respeito aos ciclistas.


Para o professor Thiago Vinícius, o passeio serve como uma diversão, mas também para apresentar aos alunos sobre as regras de ser um ciclista e os cuidados que devem ter. “A direção sempre visa o bem do aluno, a gente alinhando uma atividade física junto com o trabalho de orientação, então unimos duas coisas para que possa ser melhor absorvido pelos alunos”, diz.


“O nosso papel, enquanto departamento de trânsito, é passar para as crianças, adolescentes e jovens como eles devem praticar o ciclismo no trânsito, que existe a necessidade do uso de segurança e que existe uma distância a ser seguida. Esses momentos são essenciais tanto para a gente como para o próprio conhecimento da população. No Brasil a gente tem mais de 33 milhões de bicicletas e a gente está entre os seis maiores países que usam esse veículo e por isso é essencial fazer esse tipo de ação”, diz a gerente de Educação do Demutran, Joyce Alves.


A equipe relembra que as ações realizadas são em homenagem ao ciclista Pedro Davison, que morreu atropelado aos 25 anos, no ano de 2006. Além das medidas educativas, outras estão sendo realizadas no município, como a implantação de placas de sinalizaçãona Avenida Apolônio Sales,  orientando a distância mínima que os veículos devem manter dos ciclistas, que sinaliza 1,5m de distância. A regra fundamental para os motoristas e motociclistas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é respeitar essa distância lateral ao ultrapassar as bicicletas


O Dia do Ciclista permite uma reflexão não só sobre a segurança do ciclista, mas também sobre a importância da bicicleta como meio de transporte do futuro, ao poupar energia e como meio de promoção da saúde. Segundo o código de Trânsito Brasileiro no seu art. 201, “deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta, é infração média (Valor R$ 130,16 – a pontos)”.

 

Autor: Ascom/ PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos