Objetivando preparar os alunos da rede municipal de ensino para a Prova Brasil 2013, a Secretaria Municipal de Educação aplicou o segundo simulado nos dias 30 e 31 de outubro.
A Prova Brasil é uma avaliação em larga escala, aplicada bianualmente pelo Ministério da Educação em todo o Brasil, nas turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, com um mínimo de 20 alunos. Serve como parâmetro para o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que atesta a qualidade de ensino das escolas públicas.
A estratégia de trabalho envolveu 26 escolas do perímetro rural e urbano, num total de 2.039 alunos, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A Equipe Pedagógica está acompanhando e dando todo o suporte necessário às escolas para o bom desempenho tanto nos simulados quanto nas avaliações externas.
A Prova Brasil 2013 será aplicada no período de 11 a 21 de novembro em todos os Estados e no Distrito Federal.
A novidade deste ano é a inclusão da disciplina de ciências, que será aplicada num segundo dia. No entanto, a disciplina só será cobrada para alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Para o 5º ano do fundamental, a avaliação vai continuar sendo apenas de matemática e português.
A prova de ciências terá duração de duas horas, assim como as de português e matemática. O objetivo é melhorar os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que leva em conta o resultado dos alunos na Prova Brasil. Nesta primeira edição, as notas em ciências não serão computadas no cálculo do índice.
A Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo o Projeto de Reforço Pedagógico em suas escolas e formação continuada para os professores, objetivando um ensino cada vez melhor.
A secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho, enfatiza. “Não medimos esforços para toda e qualquer ação que venha beneficiar a qualidade da educação do nosso município”.
Autor: ASCOM / PMPA