Alunos e funcionários da Escola João Bosco Ribeiro participam de projeto de testagem da Covid

• Publicado no dia: 24-11-2021

A Secretaria de Saúde iniciou nesta quarta-feira (24), o Projeto #Partiu Testagem nas Escolas. A Unidade Escolar João Bosco Ribeiro foi a primeira a receber a ação, que tem parceria com o Governo do Estado e objetiva identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar.

“Hoje estamos na Escola João Bosco Ribeiro realizando os testes com os alunos, que estão acompanhados dos pais e funcionários que foram selecionados por essa unidade. É uma expectativa muito boa”, destacou a Superintende de Vigilância em Saúde, Micheline Moreira.

Na próxima quarta-feira, 1º de dezembro, a ação será realizada no Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus. Segundo a Secretaria de Saúde, a cada dia que a equipe realizar a atividade a média será de 28 a 30 pessoas testadas.O projeto tem a duração de três meses e acontecerá a cada 15 dia, com profissionais e alunos a partir de 13 anos que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais.

“É de suma importância essa testagem estar sendo realizada pelo Governo do Estado, junto com a Prefeitura para que volte as aulas totalmente presenciais. É uma honra fazer parte dessa equipe e se Deus quiser vai dar tudo certo durante esses três meses”, diz a Enfermeira Manuela Castro.

As amostras coletadas nas escolas dos alunos assintomáticos pelas equipes municipais serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). Os casos sintomáticos serão submetidos ao teste rápido de antígeno.