Alunos de medicina da Univasf iniciam internato nas unidades de saúde do município

Alunos de medicina da Univasf iniciam internato nas unidades de saúde do município

Alunos de medicina da Univasf iniciam internato nas unidades de saúde do município

Fortalecendo a saúde e trazendo um novo cenário para o município, os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) iniciaram nesta segunda-feira (12), a aula inaugural do estágio de internato nas unidades de saúde do município.


A ação faz parte de um convênio entre a Prefeitura e a Univasf e o primeiro local a receber os estudantes foi o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS). A turma, composta por 27 futuros médicos, foi recebida e acolhida pelo secretário de Saúde, Adonel Júnior e equipe do HNAS para boas-vindas.


Durante o encontro, os estudantes receberam orientações para compreenderem a rotina do hospital, normas, procedimentos clínicos e estrutura organizacional das unidades que atuarão. As orientações foram conduzidas e acompanhadas pela professora Cyntia Cisneiro, que é supervisora da obstetrícia e ginecologia do curso de medicina.


Para o secretário Adonel Júnior, esse momento já era aguardado e traz para o munícipio uma entrada de esperança na área da saúde. “O estágio de internato faz parte do convênio da Prefeitura com a Univasf e traz um novo olhar para a saúde municipal. Esses 27 alunos vão desempenhar suas atividades tanto no HNAS, no CAPS, nas UBS’s e no Hospital Municipal de Paulo Afonso”, frisou.


O internato corresponde ao estágio curricular obrigatório sob supervisão direta de docentes da Univasf na rede de saúde pública, e que serve de aprimoramento técnico e prático do conhecimento adquirido durante o curso de medicina.


Durante o acolhimento aos estudantes, a médica Cíntia falou da expectativa que o internato vai contribuir para o fortalecimento da saúde pública no município, além de beneficiar a população com os atendimentos dos médicos professores da Universidade. “O convênio com a Prefeitura possibilitou a realização do internato e hoje estamos dando início as atividades com essa terceira turma do curso”, explica.

 

Ela ressalta que os estudantes vão atuar na área cirúrgica, enfermaria, sala de parto, neotologia, pediatria e outros setores.
“Esse é o momento de muita expectativa de poder estar junto com a instituição acadêmica em ajudar a rede de saúde pauloafonsina e de colocar em prática todo os anos de estudo”, diz o futuro médico, Guilherme Barbosa, 24 anos.

 

A estudante da região Sul do país, Ariane Bruínsma, 24 anos, falou do benefício que a atuação prática vai contribuir nesse momento de enfrentamento a pandemia. “Agradeço a cidade pelo acolhimento nesses quase cinco anos de estadia. Acredito que o nosso conhecimento vai contribuir bastante nesse cenário da Covid-19”, disse.

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos