Agentes de endemias recebem capacitação para o enfrentamento das arboviroses

  • Publicado no dia: 24-05-2021
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio o da Secretaria de Saúde em parceria com a 10ª Dires, iniciou nesta segunda-feira (24), a requalificação para os agentes de endemias do município. A programação acontece no auditório do Escola João Bosco.


    O objetivo é preparar as equipes para que sejam olhos e ouvidos da Unidade Epidemiológica do município, captando informações necessárias de forma a ajudar no enfrentamento da covid e das arboviroses – dengue, zika e chikungunya.


    Para a enfermeira Elisângela França, referência técnica da Base Regional de Saúde de Paulo Afonso Núcleo Norte, a requalificação dos agentes de endemias é importante porque os profissionais estão no dia a dia em contato com o público e assim vão ajudar numa detecção e encaminhamento dos casos suspeitos.


    No treinamento estão sendo abordados diversos assuntos como conceito, área clínica, quadro das arboviroses, medidas de segurança, prevenção e demais assuntos pertinentes à área.


    De acordo com o coordenador da Unidade de Zoonoses, Sérgio Malta, a capacitação só reafirma o compromisso da gestão municipal em proporcionar uma ampliação de conhecimento dos agentes para um melhor atendimento à população. “Agradeço a Secretaria de Saúde junto com a 10ª Dires pela capacitação. Nossas equipes de agentes vão trabalhar com ainda mais segurança”. O coordenador reforça ainda que as pessoas com sintomas da covid informe as agentes de endemias sobre a suspeita para garantir a segurança da equipe.


    É importante salutar que as ações de enfrentamento as arboviroses continuam durante todo o ano, e ganham reforço durante o período de chuva, já que existe um aumento significativo nos casos de dengue, zika e chikungunya no município.

     

    Autor: ASCOM/PMPA