Adolescentes participam do projeto NUCAS pelo Clima

  • Publicado no dia: 31-01-2023
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVe Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCA), participaram da primeira missão do projeto NUCAS pelo Clima – identificar os impactos das mudanças climáticas e as principais causas no município.


    A atividade aconteceu no dia 26 de janeiro, no Lago do Touro e Sucuri, e essa primeira missão aconteceu em parceira com a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, a mobilizadora de adolescentes Luciana Moura e Orientadores Sociais do SCFV.


    O projeto é mais um desafio promovido pelo Selo Unicef edição 2021-2024, onde cada mês os adolescentes receberão diferentes missões que precisam ser executadas.


    A atividade teve início com a dinâmica “Aponte o olhar”, desenvolvida pela Orientadora Social Carolina Alexandra, com o objetivo de promover a interação entre os participantes e melhorar a comunicação interna, de modo a gerar e fortalecer o trabalho em equipe, trazendo resultados ainda melhores para a organização.


    Em seguida,  a engenheira ambiental Dajana Nóbrega realizou uma roda de conversa sobre as mudanças climáticas com os adolescentes onde foram apontados como essas mudanças e impactos afetam o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), ou seja, acesso regular e permanente aos alimentos, tanto em quantidade quanto à qualidade da alimentação.


    Seguindo as orientações presentes no diagramado caderno orientador, a equipe teve o cuidado de realizar passo a passo as solicitações. À medida que o debate foi crescendo, eles foram construindo coletivamente um painel pedagógico com fotos que demostram ações desenvolvidas no município e que podem impactar em mudanças climáticas e no Direito Humano à Alimentação Adequada.

    Autor: Ascom/PMPA