Adesivaço inicia atividades da Semana de Conscientização do Autismo

  • Publicado no dia: 03-04-2023
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    A Avenida Getúlio Vargas ficou em festa na manhã desta segunda-feira (3), com o adesivaço que deu início a Semana de Conscientização do Autismo. A atividade, que se concentrou em frente ao prédio da antiga Gráfica Jatobá, reuniu a comunidade escolar chamando a atenção da população para o assunto.


    Além do adevisaço, a equipe da Secretaria de Educação abordou e orientou várias pessoas que passavam pelo local para reforçar a importância de apoiar a causa. A programação da Semana do Autismo, que tem como tema “Mais informação, menos preconceito”, segue até o dia 5 de abril.


    O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, e a secretária de Educação, Elza Brito, estiveram no local acompanhando a ação. “Estamos participando para fazer com que as pessoas tenham mais informações e menos preconceito. Nós sabemos que o autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, entre outras características, então com uma atenção especial você consegue readaptar. Mais do que nunca precisamos alertar para que haja mais inclusão”, diz Marcondes.


    Segundo Elza o, a Seduc vem com esse planejamento trabalhando com as questões da inclusão justamente para que a sociedade também se mobilize e se sensibilize com o tema que é tão relevante. “Nós abrimos essa campanha de conscientização do autismo justamente para chamar a atenção da sociedade, trazer esse tema para a pauta. Nós temos crianças na rede que são bem acolhidas juntamente com sua família e nós queremos propagar essa informação para a sociedade, porque os autistas eles têm uma maneira diferente, apenas isso, uma forma diferente de lidar com o mundo, mas eles têm potencial, devem ser acolhidos e inseridos em todos os espaços, desde as escolas e em todos os outros locais da sociedade”, explicou.


    A Semana de Conscientização do Autismo segue com programação ainda durante esta segunda-feira (3), às 19h, na Seduc. Na terça-feira (4), uma caminhada acontece com destino à Tribuna Livre, na Getúlio Vargas, com concentração no Lindinalva Cabral, às 16h.


    Na quarta-feira (5), às 16h, haverá atividades de música com movimento no Parque Balneário Abelardo Wanderley para responsáveis e cuidadores de crianças autistas.

    Autor: Ascom/PMPA