Um Acordo de Cooperação Técnica entre Prefeitura de Paulo Afonso e à Superintendência da Polícia Federal da Bahia (PF/BA), que foi divulgado no Diário Oficial, através dos dispositivos legais da Lei nº 10.826/03, concede aos agentes da Guarda Municipal o uso de arma de fogo.
O acordo prevê prazo máximo de validade de dois anos, podendo ser renovado dentro das mesmas formas e procedimentos exigidos para a autorização.
“Esse foi mais um importante passo para a Guarda Municipal. Em breve, vamos fazer a aquisição do armamento. Dessa forma, vamos garantir maior segurança nos órgãos públicos”, afirma o secretário de Administração Cléston Andrade.
Para a obtenção do porte de arma, os agentes participaram de uma série de treinamentos, simulações e curso de tiro, visando aperfeiçoar as ações de patrulhamento a pé e em veículo automotor, abordagem a pedestres e veículos, trabalho em equipe e manejo de armas de fogo e simulacro, um equipamento que facilita o primeiro acesso de um agente de segurança a uma arma.
Ainda de acordo com o secretário, o prédio do órgão também vai receber melhorias. “Tudo está sendo feito e pensado para que nosso efetivo tenha sempre o melhor, seja na segurança interna e externa. Estamos investindo cada vez mais”, acrescenta.
Em maio deste ano, a Guarda Municipal foi contemplada com duas novas viaturas. Elas estão reforçando o trabalhado desenvolvido pelo órgão no município de Paulo Afonso.
Autor: Ascom/PMPA