Ações de limpeza preparam cemitérios de Paulo Afonso para receber visitantes no Dia de Finados

  • Publicado no dia: 22-10-2018
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Faltando poucos dias para o Dia de Finados, a Prefeitura de Paulo Afonso já iniciou os trabalhos de limpeza, capinação, poda de árvores, recolhimento de folhagens, pintura de meios-fios e reparo de muros e túmulos nos cemitérios Padre Lourenço (Bairro Tropical) e São Lucas (BTN III).


    O mutirão de limpeza realizado todos os anos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Departamento de Paisagismo e Limpeza Pública e Administração do Bairro Tancredo Neves tem como objetivo preparar os dois principais cemitérios da cidade para receber os visitantes no feriado de 2 de novembro. As ações se estendem a outros cemitérios localizados na área rural do município.


    A expectativa é de que pelo menos 25 mil pessoas visitem os cemitérios de Paulo Afonso, cumprindo o ritual religioso que ocorre na maior parte dos países ocidentais. Durante o horário de visitas, que será das 6h às 18h, serão celebradas missas às 6h, 10h e 17h, além de cultos evangélicos que serão realizados durante todo o dia, sob a direção de várias igrejas da cidade.


    A segurança dos visitantes será garantida pela Guarda Municipal e agentes de trânsito, que além de organizar o trânsito nas áreas de acesso aos cemitérios, estarão orientando pedestres e vendedores ambulantes para evitar transtornos.


    A celebração de Finados é considerada muito importante para algumas religiões, principalmente para os católicos, pois se presta homenagem a todos os entes queridos que já morreram. Já entre os protestantes históricos da Europa, a tradição foi mais tenazmente mantida. Mesmo a forte influência do reformador do cristianismo, Martinho Lutero não foi suficiente para abolir sua celebração e, apesar da sanção oficializada pela Igreja Luterana, sua memória sobrevive fortemente no costume popular.

    Autor: ASCOM/PMPA