A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e Chicungunya.
O secretário de Saúde Ghiarone Garibalde explica que, mesmo com as atenções voltadas para o controle do novo coronavírus, o período do inverno requer ações que evitem a proliferação do mosquito. “O trabalho de controle à pandemia da Covid – 19 é prioridade, mas, devido ao aumento de casos de dengue e a expressiva quantidade de larvas do mosquito transmissor encontrada nas residências visitadas pelos agentes de controle de endemias, é necessário combater essa doença que também nos preocupa”, reforça.
A partir do dia 24 de junho, a equipe da Unidade de Controle de Zoonoses, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Administração do BTN, vai realizar mutirões de limpeza nas ruas dos bairros e nas áreas rurais onde se concentram o maior número de casos. Os agentes de endemias estão passando nos locais onde serão realizadas essas coletas e a meta é identificar e recolher materiais considerados possíveis criadouros do mosquito, além de desenvolver ações de educação em saúde nessa temática.
Segundo o coordenador da Unidade de Controle de Zoonoses, Sérgio Malta, só no mês de maio foram 28 casos de chikungunya e 21 de dengue. Até o dia 19 de junho já tinham sido confirmados 56 casos de chicungunya, 20 de dengue e quatro de zika.
Ele reforça que a população deve colaborar com o trabalho da equipe, evitando jogar lixo e objetos que podem acumular água de chuva em terrenos baldios. Este ano, além da situação atípica que estamos vivenciando com a pandemia do novo coronavírus, já recebemos muitas notificações sobre casos positivos de zika, chikungunya e dengue. Por essa razão estamos intensificando as ações de prevenção. Os agentes têm feito um trabalho excelente, conscientizando a população sobre a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito, e a partir do dia 24 de junho, estaremos realizando faxinaços nas comunidades onde se concentram o maior número de casos. É um trabalho educativo, que também depende da colaboração da população”, falou.
A equipe ressalta que, nos bairros, os mutirões serão realizados apenas nas ruas consideradas áreas críticas, onde se concentram o maior número de casos. Na área rural, o trabalho percorrerá 100% de cada localidade que consta na lista.
Cronograma:
24/06 – BTN I e II;
25/06 – BTN III, Benone e Santa Inês;
26/06 – Rodoviário e Marina França;
27/06 – Juá;
1º/07 – Várzea;
04/07 – São José;
08/07 – Riacho;
11/07 – Malhada Grande.
Autor: Ascom/PMPA