A democracia e o debate da assistência nas áreas da saúde são temas abordados na 6ª Conferência Municipal de Saúde, que teve cerimônia de abertura na noite desta quinta-feira (11), no auditório da Faculdade Sete de Setembro (Fasete).
A importância da participação da comunidade nas discussões sobre assuntos relacionados à saúde é um dos pilares da conferência. O prefeito Luiz Deus afirma que eventos desse porte contribuem com o aprimoramento do atendimento. “Numa conferência como essa a gente recebe os estímulos, as críticas e, em cima desse apanhado de informações, trabalha em busca da melhoria da nossa atuação”, diz o gestor.
Ele também pontua que o Hospital Municipal Aroldo Ferreira tem dado um grande salto em vários setores. “A prova disso é a UTI que vai ofertar 10 leitos, além dos novos serviços ofertados. É um caminho longo que, a cada dia, vamos dando novos passos”, enfatiza.
Para o secretário municipal de Saúde, Ivaldo Sales Júnior, a Conferência norteia servidores e sociedade para humanização dos serviços prestados à comunidade. “Esse evento faz parte de um processo democrático. Ouvindo os variados segmentos entendemos que a gente só consegue avançar com união. Com essas melhorias, vamos favorecer os serviços ofertados e a participação da população é de fundamental importância”, explica.
O evento contou com a presença do Conselho Municipal de Saúde, de representantes da segurança pública, vereadores, empresários e servidores municipais. Nesta sexta-feira (12), as atividades têm continuidade e estão sendo apresentados os eixos de discussões:
Eixo 1 – Direito em Saúde
Palestrante: Carlos Henrique Gomes
Facilitador: Márcio Rogério dos Santos Brito
Relator: Eduardo Pimenta
Eixo 2 – Consolidação do SUS
Palestrante: Marília Brito
Facilitadora: Simone Andrade
Relatora: Gabriela Soares
Eixo 3 – Financiamento do SUS
Palestrante: Antoniel Ferreira Júnior
Facilitadora: Deyse de Queiroz Ferino
Relatora: Débora de Almeida Araújo Sandes
Autor: Ascom/PMPA