Foi com a frase “A universidade é nossa, a universidade é de Paulo Afonso”, que o prefeito Anilton Bastos demonstrou toda alegria e satisfação pela chegada definitiva da unidade da UNIVASF em Paulo Afonso. Na manhã desta quinta-feira, 14, autoridades políticas e públicas, educadores e comunidade estiveram reunidos na solenidade que oficializou a doação do terreno da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) para a Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF). A solenidade aconteceu no Loteamento Sal Torrado II, onde funcionarão as instalações que vão incluir quatro prédios distribuídos num total de 96 mil m².
Após a execução do Hino Nacional, o reitor Julianeli Tolentino e o representante da Chesf, Pedro Alcântara, assinaram a Declaração de Autorização de Posse Prévia do Terreno. O prefeito Anilton Bastos e o secretário Estadual da Casa Civil, Ruy Costa, também assinaram a declaração. O deputado Estadual, Paulo Rangel, destacou o trabalho realizado em conjunto pelos políticos da região. “Quero parabenizar o prefeito Anilton Bastos, porque acompanhei de perto todo seu esforço e dedicação. Nos empenhamos para trazer essa grande conquista para Paulo Afonso que trará progresso e desenvolvimento para a cidade e toda a região”, destacou o deputado.
O cronograma de trabalho para a implantação do Campus está sendo acompanhado por uma comissão interna, composta por docentes, técnicos e discentes, sob a coordenação do professor Marcelo Ribeiro. A expectativa é que o curso de medicina possa começar já no próximo ano.
“Teremos mais ofertas na área de saúde, com qualidade. Com esta iniciativa todos vão ter oportunidade de se tornar profissionais, os mais humildes e seus filhos poderão ter um nível superior e uma expectativa de trabalho e de melhoria de vida”, enfatizou o deputado Federal Josias Gomes.
Em discurso, o Prefeito Anilton Bastos falou da data como um dia inesquecível na história da cidade. “O dia 14 de março de 2013 ficará para sempre na minha e na memória do Povo de Paulo Afonso. Um dia que marca a chegada do progresso e do crescimento da nossa cidade e região. Estou muito feliz e quero aplaudir o povo de Paulo Afonso por esta conquista”, falou aplaudindo os presentes. “A disputa para a implantação desta unidade da universidade era com outras duas cidades e com a ajuda dos companheiros Josias Gomes e Paulo Rangel nós realizamos esta conquista. A universidade é nossa, a universidade é de Paulo Afonso”, falou visivelmente emocionado o prefeito.
Anilton destacou as grandes transformações que a chegada da universidade irá trazer. “Com a chegada da unidade a nossa tão sonhada UTI também chegará. Outros cursos também estarão presentes, pois o Curso de Medicina trará o curso de Enfermagem, Agronomia e muitos outros. Não poderia deixar de agradecer ao reitor da UNIVASF em nome do povo de Paulo Afonso pelo esforço e toda dedicação oferecida por ele para a consolidação desta conquista”, complementou o gestor.
O prefeito ainda informou que esteve com a presidente Dilma Rousseff recentemente, para solicitar a volta de voos comercias para o município. “Vamos continuar lutando pelo constante crescimento da nossa Paulo Afonso”, finalizou o prefeito.
O Reitor da UNIVASF, professor Julianeli Tolentino falou da emoção do momento. “De fato estou muito emocionado, quero agradecer a todos que ajudaram para que esse momento se tornasse real. Quero agradecer em especial ao prefeito Anilton Bastos que nunca vacilou em se empenhar para que o projeto acontecesse. Espero que essa parceria dure por muito tempo”, destacou o reitor.
Estiveram presentes o Reitor da UNIVASF, professor Julianeli Tolentino; o presidente da Chesf, representado pelo diretor Pedro Alcântara; o representante do governador, secretário estadual da Casa Civil, Ruy Costa; os deputados Josias Gomes, Paulo Rangel, Fátima Nunes, Mário Junior, além do prefeito Anilton Bastos; do vice-prefeito Jugurta Nepomuceno, vereadores municipais e prefeitos de cidades circunvizinhas.
Autor: ASCOM / PMPA