A Aldeia Truká-Tupan, localizada no Alto do Aratikum recebeu nesta terça-feira (21), o início da Caravana de Direitos Humanos. A ação, que segue até esta quinta-feira (23), é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e da Prefeitura de Paulo Afonso, juntamente com a Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (SABEH) e o Movimento Unidos dos Povos e organização Indígenas da Bahia (MUPOIBA).
A abertura contou com a presença do prefeito em exercício, Marcondes Francisco, que falou da importância da somatória dos esforços do Governo do Estado e da gestão municipal em levar mais direito e dignidade à população indígena.
“É muito importante essa caravana que o Governador Jeronimo faz com que a comunidade indígena seja atendida em sua aldeia com diversos serviços levando mais dignidade. Reforçamos para que as comunidades indígenas vizinhas e da região possam comparecer para participar desse momento”, diz o prefeito em exercício, Marcondes.
Em sua fala, a Cacica Maria Erineide destacou a alegria em receber a Caravana. “É um grande prazer a gente receber essa caravana e o nosso prefeito com toda a sua equipe para esse momento. Estou muito feliz, porque a Prefeitura chegou junto com o Governo do Estado e está nessa ação. O prefeito em exercício, Marcondes, tem amor pelos povos indígenas e está sempre aqui na nossa aldeia”, diz.
Até esta quinta-feira (23), estão sendo ofertados diversos serviços, por meio de órgãos como a Ouvidoria do Governo do Estado, DPE, Sesai, DPU, Funai, INSS, Procon, TER, TRT, Bolsa Família, Regularização de documentos pessoais e roda de conversa. Os indígenas também contam com atendimento médico, entre outros serviços em Saúde, como também o atendimento por meio do ônibus do Programa Bolsa Família.
“É uma satisfação para nós do Governo do Estado, da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos participar e poder estar aqui na aldeia com o apoio da Prefeitura. A gente tem que ressaltar a importância da participação de toda equipe da gestão municipal em trazer esses benefícios para a comunidade indígena não só de Paulo Afonso, mas também da região. Com a ação conseguimos garantir direitos aqueles que estão mais distantes”, explicou a coordenadora da Caravana,Maria Fernanda.
Ainda estiveram presentes os secretários de Saúde, Adonel Gomes, de Desenvolvimento Social, Cintia Rosena e de Educação, Elza Brito, além de servidores de diversas pastas.