Dando continuidade ao seminário contra a gripe suína, aconteceu nesta quinta-feira, no auditório do hospital Nair Alves de Souza, palestra com profissionais da área de saúde como médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O seminário objetiva preparar profissionais da saúde, diversos segmentos da sociedade e população para o enfrentamento ao vírus influenza A (H1N1).
A secretária Municipal de Saúde, Gezana Brito, esteve presente ao seminário, discursou sobre os cuidados que devem ser tomados contra a gripe e enfatizou que a Copa Vela não é o fator de risco principal para o município. “A gripe comum mata mais que a influenza A. Nós, profissionais de saúde, devemos ficar alertas com os sintomas de uma gripe comum e o vírus da influenza A. Estamos sujeitos a qualquer tipo de gripe com ou sem o evento, pois pessoas de outros estados circulam diariamente em Paulo Afonso”, afirma Gezana.
Segundo informações de representantes da 10º DIRES, não há constatação que o vírus esteja circulando na cidade, já que nenhuma pessoa que teve suspeita da doença apresentou confirmação da gripe através dos exames. Para a enfermeira Luciana da 10º DIRES, existem cidades de risco no estado que já possuem confirmação da gripe, mas Paulo Afonso não se enquadra como cidade ameaçada. “Os municípios de Salvador e Feira de Santana já apresentam pessoas que têm exames confirmados da doença, aqui não foi apresentado nenhum caso; por isso, a população pode manter a calma”, declara a enfermeira.
Os profissionais do Hospital Nair Alves de Souza e do Hospital de Paulo Afonso estão preparados para receber pessoas com suspeita da gripe, também a 10º DIRES disponibiliza kits com remédios para o tratamento da doença. Caso haja pessoas em estado grave no município, a prefeitura já firmou convênio com o Hospital do Estado da Bahia, que atualmente é referência no tratamento da gripe, para onde os pacientes poderão ser encaminhados.
Autor: ASCOM/PMPA