1º Festival Estudantil de Remo foi um sucesso e reuniu grande público no Lago o Touro e a Sucuri

  • Publicado no dia: 15-09-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    Um projeto inédito aconteceu nesta quinta-feira (15) em Paulo Afonso – o 1º Festival Estudantil de Remo. O evento, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Educação Física e com o apoio da Associação Carranca Boat, foi realizado no Lago o Touro e a Sucuri e reuniu alunos, familiares e profissionais da Seduc.


    Esta primeira edição teve como campeã a Escola Higino Gomes de Sá, que concluiu a prova com o tempo de 1:05. O segundo lugar ficou com a escola Guiomar Pereira, com o tempo de 1:08, e no terceiro lugar a escola Vinícius de Moraes com o tempo de 1:10. Além dessas, estiveram presentes a Casa da Criança I, Georgina e João Bosco.


    A competição envolveu 180 alunos de seis escolas da rede municipal de ensino que se prepararam através de treinamentos com professores de Educação Física e participantes do Carranca Boat. O objetivo é que a partir de 2023 seja ampliado para outras unidades. “Estamos muito gratos a prefeitura e a Seduc por investirem em esportes que estão unindo muito a gente por uma única causa. É muito importante para saúde mental e física também, o esporte é vida”, diz a aluna da Escola Higino, Michele Ribeiro, Micaele Gomes.


    O prefeito Luiz de Deus esteve presente durante a abertura e falou sobre a importância de inovar na educação física escolar. “É um momento muito interessante porque é um festival inovador e com certeza será ampliado porque traz uma nova modalidade para a educação física escolar. Vamos garantir o treinamento desses jovens para que no futuro eles sejam remadores e que passem a competir internacionalmente. Os esportes náuticos devem sempre ser lembrados e praticados”, diz o gestor.


    O coordenador de Educação Física da rede municipal, Marcos Brito, estava radiante com o sucesso do evento. “É emocionante a gente ver o que vimos hoje aqui, todos envolvidos em prol do esporte. Estou muito agradecido a Seduc e a todos os envolvidos, assim como os alunos, seus pais, toda a comunidade escolar. Parabéns a todos, foi lindo”.


    De acordo com o vice-prefeito Marcondes Francisco, Paulo Afonso está à frente e mostrando a importância do esporte e principalmente dessa modalidade. “É uma grande satisfação a nossa gestão ter limpado e revitalizado o Lago do Touro e a Sucuri. A gente olha aqui os alunos se divertindo, torcendo e competindo. Esse festival é uma referência agora para a América do Sul, para o país”, ressaltou.


    O subsecretário Pedro Gomes destacou que hoje foi um dia de festa esportiva para os estudantes. “Todos estão de parabéns. Os professores são orientados para que saiam do tradicional e agora temos essa competição inédita e essa grande festa tão bonita, envolvendo todos numa grande torcida”.


    Sonia Araújo, mãe do aluno da escola Higino falou da alegria em ver o filho participando da competição. “Eu estou tão feliz. Sou grata a Prefeitura e a Seduc porque meu filho foi acolhido pela escola Higino que abraçou o esporte. Estou radiante com o que aconteceu hoje e muito emocionada”, concluiu.

     

    Ainda estiveram presentes o secretário de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira, o Fundador do Carranca Boat, CesareDecarli, o presidente da Cãmara, Pedro Macário e os vereadores Leco e Zé de Abel. Para garantir a segurança de todos o local contou com a presença dos Bombeiros.

    Autor: Ascom/ PMPA