A Secretaria de Saúde deu continuidade nesta terça-feira (22), a vacinação da 1ª dose para gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto, a partir dos 18 anos. A etapa de imunização iniciou às 7h30, e contemplou 200 pessoas no Ginásio Luís Eduardo Magalhães e na Praça CEU, no BTN I, na modalidade drive-thru e pedestre.
“Nossa expectativa foi de um dia de vacinação mais calmo, com um número menor, porque essa etapa é para imunizar as grávidas e puérperas que não compareceram ou não atendiam os pré-requisitos na etapa anterior”, explica a coordenadora de Imunização, Damares Lopes. Ela ressalta que na outra etapa, realizada em 9 de junho, foram vacinadas 645 grávidas e puérperas.
Para a gestante de oito meses, Adeilma Lima, 37 anos, esse momento foi bastante aguardado. “Estou na reta final da gestação e fico mais tranquila em saber que estou ficando protegida, juntamente com o meu bebê”, disse.
Já a puérpera Fátima Bezerra falou que a vacina é importante para ter saúde e, consequentemente, para cuidar dos filhos e idosos que residem na mesma casa. “Agora protegida com a vacina, estou mais tranquila em cuidar dos meus filhos pequenos e também dos idosos em minha casa. Vou continuar com todos os cuidados de proteção. Estou muito feliz”, comenta.
Na hora de se vacinar, as grávidas e puérperas apresentaram o cartão de gestante, RG, CPF além do comprovante de endereço. Segundo a Secretaria de Saúde esse grupo permanece como prioritário para as etapas de vacinação contra a covid-19 no município.
Autor: ASCOM/PMPA